Contratações Temporada 2011/2012

Vitor Pereira ( TREINADOR )
Rui Quinta e Filipe Almeida (ADJUNTOS)
Semedo (TÉCNICO)
Iturbe
Djalma
Bracali
Kléber
Alex Sandro
Danilo
Mangala
Defour
Marc Janko
Lucho Gonzalez
André Silva (júnior)
Thibaut Vion (júnior)

65 milhões gastos

Lista de saidas

Villas Boas (TREINADOR)
Pedro Emanuel (ADJUNTO)
Falcão
Rúben Micael
Mariano G.
Engin Bekdemir
Bacar
Rabiola
Orlando Sá
Abdoulaye (emprestado)
Ivo Pinto (emprestado)
Atsu (emprestado)
David (emprestado)
Kelvin (emprestado)
Sérgio Oliveira (emprestado)
Castro (emprestado)
Sereno (emprestado)
Kieszek (emprestado)
Ukra (emprestado)
David Addy (emprestado)
Beto (emprestado)
Belluschi (emprestado)
Guarin (emprestado)

68,5 milhões recebidos

6 de junho de 2011

Contas para a próxima época


Mariano é a única baixa garantida para a nova época do FC Porto. Cinco jogadores sob forte pressão do mercado. Outros tantos na corda bamba...

Relativamente à época passada transitam para a estação seguinte 23 jogadores (Mariano termina contrato e não deverá renovar) e, entre estes, estão assegurados apenas 13: Helton, Maicon, Otamendi, Álvaro Pereira, Fucile, Emídio Rafael, Belluschi, Guarín, Souza, João Moutinho, Rúben Micael, Varela e James.

Qualquer destas figuras tem continuidade assegurada na casa azul e branca, quer pela pouca agressividade do mercado relativamente a estes activos, quer ainda pelo facto de o clube também não ter dúvidas em os querer manter nas suas fileiras.

Radamel Falcao e Hulk são naturalmente desejados neste quadro de honra, a administração portista vai defender-se com unhas e dentes da forte cobiça alheia, mas persistem dúvidas acerca da sua continuidade efectiva, porque estão ambos no olho do furacão do mercado. Mesmo tendo em consideração que a faraónica cláusula de rescisão do brasileiro (100 milhões de euros) repele só por si uma boa parte dos clubes milionários, e que a do colombiano também oferece alguma segurança (30 milhões), a verdade é que o dragão não pode dar por garantida a presença em 2011/12 dos dois principais rostos da época dourada.

Idêntica incerteza vigora relativamente a Fernando, Rolando e Sapunaru. Trio de jogadores com mercado e que fica sujeito ao volume e, sobretudo, à variação das ofertas. Nestes casos específicos, e ao contrário de Hulk e Falcao, os dragões não parecem tão empenhados a resistir ao assédio que está a chegar lá de fora.

Numa dimensão mais baixa encontram-se cinco jogadores em situação similar: Beto, Kieszek, Sereno, Rodriguez e Walter. Não serão excedentários, mas... dispensáveis e negociáveis.

Para contrabalançar dúvidas e incertezas, estão já quatro jogadores à porta de entrada do Dragão: Iturbe, Kelvin, Djalma e Bracali. Fica, porém, a certeza da chegada de mais reforços.

Sem comentários:

Enviar um comentário