Contratações Temporada 2011/2012

Vitor Pereira ( TREINADOR )
Rui Quinta e Filipe Almeida (ADJUNTOS)
Semedo (TÉCNICO)
Iturbe
Djalma
Bracali
Kléber
Alex Sandro
Danilo
Mangala
Defour
Marc Janko
Lucho Gonzalez
André Silva (júnior)
Thibaut Vion (júnior)

65 milhões gastos

Lista de saidas

Villas Boas (TREINADOR)
Pedro Emanuel (ADJUNTO)
Falcão
Rúben Micael
Mariano G.
Engin Bekdemir
Bacar
Rabiola
Orlando Sá
Abdoulaye (emprestado)
Ivo Pinto (emprestado)
Atsu (emprestado)
David (emprestado)
Kelvin (emprestado)
Sérgio Oliveira (emprestado)
Castro (emprestado)
Sereno (emprestado)
Kieszek (emprestado)
Ukra (emprestado)
David Addy (emprestado)
Beto (emprestado)
Belluschi (emprestado)
Guarin (emprestado)

68,5 milhões recebidos

29 de agosto de 2011

"A Nossa História" cap.1 por Nuno Pires de Lima


Na minha ultima crónica, na passada Segunda Feira contei a história da fundação do F.C. do Porto .
Como vimos face aos afazeres pessoais e profissionais de António Nicolau D` Almeida a actividade do Clube resumiu-se à efectuação de alguns jogos particulares entre os quais se destaca o jogo entre o
Football Clube do Porto e o Club Lisbonense, o jogo que teve o patrocínio do Rei D, Carlos, realizou-se
no dia 2 de Março de 1984, nas instalações do Oporto Cricket , no Campo Alegre e foi incluído nas comemorações do quinto centenário do Infante D. Henrique. A Cup D`El-Rey, assim se chamava o troféu foi ganha pela equipa de Lisboa por 2 - 0. Ao encontro assistiu toda a família real incluindo o Rei D. Carlos que encontrava acompanhado de António Nicolau D`Almeida.
A titulo de curiosidade aqui fica a constituição das equipas.
F.C.P. : Mac George, F. Guimarães, A. Nugent, Arthur Dagge, Mac Millen, Albert Kendall, F. Hugh Ponsonly, Adolfo Ramos, Mac Kechinie e R. Ray.
C.L. : C. Barley, C. Vilar, J.Tompson, F. Palmers, Afonso Vilar, Guilherme Pinto Basto, Rankin, Locke, Paiva Raposo, Pittuck e M. Keating.
O casamento de António Nicolau D` Almeida em 1906, levou-o a pedido da sua mulher, a afastar-se do futebol e do clube que fundara .pelo que não há mais qualquer registo das actividades do F.C. P. até 1906, ano em que como já vimos, José Monteiro da Costa, incentivado por Nicolau D`Almeida reactiva o F.C. do Porto tendo como bar o Grupo do Destino.
A partir dessa altura ( 2 de Agosto de 1906) são inúmeros os feitos do nosso Clube. Logo nesse ano surge a primeira sede, o primeiro campo relvado em Portugal, ( Rua da Rainha ), o primeiro emblema e os primeiros cartões de associados. Em 1907, além do futebol o F.C. do Porto dedica-se à pratica de Atletismo, Ginástica, Ténis, Cricket, Halterofilismo, Patinagem e Natação . È também nesse ano que aparece surge em Portugal o primeiro treinador estrangeiro para o futebol de seu nome Adolphe Cassaigne. Ainda em 1907 é o F.C.P. o primeiro clube a jogar com uma equipa estrangeira,: O Real Fortuna Foot-Ball Club de Vigo. No ano seguinte, 1908 é o F.C.P. também o primeiro clube português a deslocar-se ao estrangeiro.

Em Outubro de 1910, um grupo de associados cria a Taça José Monteiro da Costa troféu que o F.C. do Porto venceu várias vezes e que falaremos em crónicas futuras.
Hoje não queria terminar, por ser da máxima justiça, sem dar a conhecer melhor quem foram os dois nossos primeiros presidentes, António Nicolau D`Almeida e José Monteiro da Costa.

António Nicolau D`Almeida
António Nicolau D` Almeida nasceu no ano de 1873 tendo falecido em 1948. Foi o fundador e o primeiro presidente do Futebol Clube do Porto.
Foi também um comerciante de vinho do porto, o que o levou várias vezes em viagem de negócios a Inglaterra, onde tomou então conhecimento sobre o futebol. .
António Nicolau de Almeida esta sepultado no cemitério de Agramonte muito perto das ruínas do teatro de Baquet.
 
José Monteiro da Costa

Nasceu no Porto em 1882.
Foi como vimos o segundo presidente do F.C. do Porto entre 1906 e 1911.
Não exercia apenas as funções de presidente, era também o tesoureiro, o secretário, o atleta e até o árbitro dos jogos. Ao fim-de-semana, dedicava-se de manhã à noite aos múltiplos afazeres do clube,
era o primeiro a chegar e o último a partir: organizava jogos com as principais equipas da época.
Foi portanto uma das mais importantes figuras da nossa história .
Faleceu em 1911.

Na próxima crónica iremos recordar os principais feitos do F.C. do Porto entre 1911 e 1920.

Saudações Azuis e Brancas,
 
Nuno Pires de Lima

1 comentário:

  1. Gostei. A História do F. C. Porto deve ser bem transmitida, à posteridade!

    ResponderEliminar