Contratações Temporada 2011/2012

Vitor Pereira ( TREINADOR )
Rui Quinta e Filipe Almeida (ADJUNTOS)
Semedo (TÉCNICO)
Iturbe
Djalma
Bracali
Kléber
Alex Sandro
Danilo
Mangala
Defour
Marc Janko
Lucho Gonzalez
André Silva (júnior)
Thibaut Vion (júnior)

65 milhões gastos

Lista de saidas

Villas Boas (TREINADOR)
Pedro Emanuel (ADJUNTO)
Falcão
Rúben Micael
Mariano G.
Engin Bekdemir
Bacar
Rabiola
Orlando Sá
Abdoulaye (emprestado)
Ivo Pinto (emprestado)
Atsu (emprestado)
David (emprestado)
Kelvin (emprestado)
Sérgio Oliveira (emprestado)
Castro (emprestado)
Sereno (emprestado)
Kieszek (emprestado)
Ukra (emprestado)
David Addy (emprestado)
Beto (emprestado)
Belluschi (emprestado)
Guarin (emprestado)

68,5 milhões recebidos

11 de setembro de 2011

Figura do dia: José Mourinho




É considerado um dos melhores treinadores de futebol do mundo. Em cada nova época, José Mourinho volta à cena orbitando entre os que o amam e os que o odeiam. Apaixonado pelo desporto-rei, quando ainda era criança já fazia relatórios técnicos sobre os jogos a que assistia. Tentou a sua sorte como jogador, mas depressa percebeu que não tinha talento para chegar ao estrelato. Como treinador, combina a inteligência táctica com a capacidade de motivar os jogadores. “Mourinho tem todo o direito de ter um ego enorme. Porque é bom e porque ganha”, diz a jornalista Leonor Pinhão.José Mourinho gosta de sentir o sabor do triunfo. As vitórias morais e os brilharetes não lhe interessam. É uma pessoa complexa. Apesar de suscitar amores e ódios, as suas capacidades profissionais nunca são postas em causa. Tem um discurso raro para um português: assume que é bom naquilo que faz. “Conseguiu transcender o lado mesquinho, do tipo que não é capaz, que tem medo”


Nasceu em Setúbal em 26 de Janeiro de 1963. Dividiu a infância entre os estudos e o futebol. Durante a semana frequentava o Liceu Bocage e ao fim-de-semana ia para Leiria, ter com o pai, Félix Mourinho, então guarda-redes na União de Leiria. Na época de 1978-1979, o clube do pai lutava pela subida à primeira divisão. José Mourinho tinha apenas 16 anos, mas deu grande ajuda para a concretização do sonho leiriense. Observava os treinos das equipas adversárias e entregava as suas análises ao pai. Era a demonstração de uma das suas grandes características: a capacidade de conhecer o adversário e a forma como vai jogar. Mais tarde, como treinador do Futebol Clube do Porto e do Chelsea, pôde fazer abertamente o que, durante anos, fez nos bastidores: dar cartas no mundo do futebol e, com isso, conquistar um espaço mediático à escala planetária.


Na década de 90 foi para o Estrela da Amadora como adjunto do treinador Manuel Fernandes. Passados alguns anos, foi contratado pelo Sporting para trabalhar com o técnico britânico Bobby Robson – o início da sua fulminante carreira. Mourinho ganhou a confiança de Robson e depressa se tornou o seu braço-direito. Acompanhou-o na transferência para o Futebol Clube do Porto e, a seguir, para o Barcelona. Separaram-se quando Bobby Robson foi convidado a treinar o PSV Eindhoven. Mourinho preferiu continuar no Barcelona e trabalhar com o novo treinador, o holandês Louis Van Gaal.

Em 2000 é finalmente convidado para ser treinador principal de uma equipa: o Benfica. Entra após a quarta jornada da Liga Portuguesa, causando grande impacto ao vencer o Sporting por 3-0. Nesse ano houve eleições no clube da Luz e foi nomeada uma direcção que levou à saída de Mourinho. Foi para a União de Leiria, onde se manteve até Janeiro de 2002, data em que foi contratado pelo Futebol Clube do Porto. Aí, ganhou o seu primeiro campeonato e a Taça de Portugal. A época culminou com a conquista da Taça UEFA. Foi a primeira vez que uma equipa portuguesa venceu o troféu.



Nada parava Mourinho. A sucessão de vitórias levou-o à conquista da Liga dos Campeões. Os triunfos chamaram a atenção do milionário russo Roman Abramovich, que tinha adquirido recentemente o clube londrino Chelsea. Contratou Mourinho e deu-lhe um dos maiores orçamentos da história do futebol. Quando José Mourinho tomou o mundo do futebol de surpresa, muitos portugueses tardaram em reconhecer-lhe o mérito. “Beginner’s luck!”, dizia-se. Mas quando ganhou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, as opiniões mudaram: afinal era possível chegar a treinador de topo sem passar pela “tarimba”. O que fez de Mourinho o “special one”? A gestão, apenas isso: planeamento rigoroso, técnicas de treino inovadoras e magistral gestão de recursos humanos.Mourinho não tardou a surpreender os Britânicos ao vencer por duas vezes consecutivas o campeonato.


Eleito duas vezes o melhor treinador do mundo, também nos negócios Mourinho gosta de vitórias. O técnico português lidera, destacado, a lista de treinadores mais bem pagos do mundo.

1 comentário:

  1. Oi amigo um bom treinador. Se quiser uma parceria com o nosso blog diga esta bem.
    Saudações Portistas
    Muito sucesso!
    Melhores cumprimentos
    http://tertuliaportista.blogspot.com/

    ResponderEliminar