Contratações Temporada 2011/2012

Vitor Pereira ( TREINADOR )
Rui Quinta e Filipe Almeida (ADJUNTOS)
Semedo (TÉCNICO)
Iturbe
Djalma
Bracali
Kléber
Alex Sandro
Danilo
Mangala
Defour
Marc Janko
Lucho Gonzalez
André Silva (júnior)
Thibaut Vion (júnior)

65 milhões gastos

Lista de saidas

Villas Boas (TREINADOR)
Pedro Emanuel (ADJUNTO)
Falcão
Rúben Micael
Mariano G.
Engin Bekdemir
Bacar
Rabiola
Orlando Sá
Abdoulaye (emprestado)
Ivo Pinto (emprestado)
Atsu (emprestado)
David (emprestado)
Kelvin (emprestado)
Sérgio Oliveira (emprestado)
Castro (emprestado)
Sereno (emprestado)
Kieszek (emprestado)
Ukra (emprestado)
David Addy (emprestado)
Beto (emprestado)
Belluschi (emprestado)
Guarin (emprestado)

68,5 milhões recebidos

12 de setembro de 2011

"A Nossa História cap.3" por Nuno Pires de Lima

No ano de 1921, continua António Pinto Faria, a presidir aos destinos do Clube.
Mais três títulos a adicionar aos já conquistados, Campeonato do Porto de Futebol em 1ªs categorias,
(Taça de Honra) , António Soares sagra-se Campeão Nacional de Luta Greco Romana e Alfredo Carvalho é Campeão Nacional de Atletismo em 110 m barreiras.
Eurico Brites é eleito presidente em 1922, este ano acaba por ser um ano importante para o F.C. do Porto devido ao nascimento de dois dos nossos principais simbolos, o Emblema e o Hino.
Augusto Baptista Ferreira (Simplício), jogador e artista gráfico cria em Outubro o nosso novo e actual emblema, pegando no emblema inicial, uma bola azul com as letras F.C.P. e junta-lhe as armas da cidade do Porto, nasce assim o emblema que ainda hoje todos veneramos e que podemos ver nas nossa bandeira e nas nossas camisolas. Simplício faleceu a 31 de Dezembro de 1940.
Também em 1922 nasce o Hino do F.C. do Porto são seus autores António Figueiredo e Melo (musica) e António Campos Monteiro (letra). O Hino foi tocado oficialmente pela primeira vez pela Banda do Asilo Profissional do Terço, onde o maestro António Figueiredo e Melo era regente.
António Figueiredo e Melo nasceu em 1861, tendo falecido em 7 de Novembro de 1939 aos 78 anos.
Heitor Campos Monteiro, nasceu a 16 de Julho de 1899 na freguesia de S. Mamede de Infesta no Concelho de Matosinhos. Escritor e dramaturgo foi autor de várias peças de teatro.
Faleceu na sua terra onde sempre viveu a 29 de Novembro de 1961 aos 62 anos.
Foi também em 1922 que é inaugurada a nova sede na Praça do Município.
Ainda em 1922, o F.C. P. vence o 1º Campeonato de Portugal em futebol, ao vencer no Bessa o Sporting por 3 - 1, titulo acumulando com o de Campeão Regional.
1923 a 1925, então como presidente Domingos Almeida Soares, o nosso Clube conquista o Campeonato do Porto em 1923, o Campeonato Nacional de Infantis em 1924 e o Campeonato do Porto em futebol em 1925. Também este ano Akôs Tezler, assume o comando técnico do Futebol Clube do Porto, tornando-se assim o primeiro treinador remunerado do Clube.
Como referi na minha ultima crónica Velez Carneiro que ingressara no F.C. do Porto em 1918/1919 é morto a tiro no dia 17 de Maio de 1925, em pleno centro do Porto, no café Paris, situado na travessa dos Congregados. Velez Carneiro tinha jogado nessa mesma tarde pelo F.C. P no Campo da Constituição em jogo contra o Desportivo da Corunha.
Afonso Freire Themudo, é em 1926 o presidente que se segue, ano da conquista do Campeonato Regional de Futebol em primeiras e quartas categorias. Valdemar Mota estreia-se na 1ª categoria a 10 de Outubro.
O ano de 1927, não foi de grandes conquistas, com Sebastião Ferreira Mendes a presidente o F.C.P.
traz para o Clube diversos títulos em natação, entre eles o de Campeão de Portugal em 100 m livres por
Canto Moniz. A 27 de Maio de 1927, estreia-se no F.C. do Porto, aquele que viria a ser uma das grandes figuras do Clube. : Acácio Mesquita.
O ano de 1928, tendo como presidente Urgel Horta, é outro ano de grande importância no nosso Clube, por decreto publicado a 19 de Março, o F.C. do Porto é declarado “ Instituição de Utilidade Pública”
Valdemar Mota de quem já falamos é o primeiro atleta olímpico do F.C.P.
O Tenente Augusto Sequeira, assume a presidência em 1929 e o Porto vence os Campeonatos Nacional e Regional de Water-Polo.
Acabamos os feitos da década com o ano de 1930, presidente Eduardo Drumont Villares, o F.C. do Porto vence a primeira edição do Campeonato da Liga em futebol. Alfredo Ferraz em representação do F.C.P. sagra-se Campeão de Portugal e Campeão do Mundo em bilhar.
È também criada a Secção de Andebol (11) que viria a dar muitos títulos ao Clube.
O ano não termina sem que em 23 de Dezembro de 1930, ingressa-se no Clube Artur de Sousa (Pinga), não me recordo de o ver jogar, mas dizem os escritos que teria sido o melhor jogador que defendeu as nossas cores.
Na próxima semana iremos abordar os factos mais relevantes entre 1931 e 1940. 


Saudações Azuis e Brancas,
Nuno Pires de Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário